Rede de Ar Comprimido

ar-comprimidoA rede de ar comprimido tem como função fazer o transporte do ar comprimido da geração até a ferramenta de utilização. A qualidade desse ar comprimido afeta no intervalo de manutenção dos equipamentos pneumáticos. O óleo, as partículas sólidas e a água são os principais responsáveis pela contaminação do ar comprimido.

A condensação do ar comprimido trás a água para o sistema, o óleo vem dos compressores e as partículas sólidas são aspiradas juntamente com o ar que vai ser comprimido. É por essa razão que os compressores tem que ficar em áreas limpas e isentas de partículas. Os equipamentos que tem a função de tratar o ar comprimido são: separador de água, resfriador posterior, filtros e secadores.

Os vasos de pressão (reservatórios de ar) tem grande importância em uma rede de ar comprimido, pois decantam a água originária do compressor e diminuem as oscilações e as pulsações de consumo. As perdas de ar comprimido acarretadas por vazamentos são os grandes motivos de desperdício em um sistema de ar comprimido, e isso aumenta as inspeções e as manutenções que são feitas periodicamente.